Diante da escassa oferta por capacitação profissional adequada às especificidades dos adolescentes com deficiência visual, a instituição tem investido em oficinas de capacitação profissional. Em setembro de 2013 foi aprovado no Ministério do Trabalho o Cadastro Nacional de Aprendizagem do curso de Assistente Administrativo, o que veio impulsionar o trabalho já desenvolvido pela instituição. “De acordo com o Decreto Nº 5.598 de 2005, Art. 2º Aprendiz maior de quatorze anos e menor de vinte e quatro anos. Parágrafo único. A idade máxima prevista no caput deste artigo não se aplica a aprendizes portadores de deficiência”.
A partir dessa aprovação a ADEVIRP firmou parceria com o São Francisco Resgate empresa do ramo hospitalar do município de Ribeirão Preto.Inicia-se mais um projeto importante.
A inclusão de deficientes visuais, no mercado de trabalho, exige que os empregadores, os trabalhadores e as pessoas com deficiência enfrentem juntos desafios como qualificação, aceitação de diferenças individuais, produtividade e aprendizagem através da cooperação e oportunidade.