No dia 23 de março, a ADEVIRP comemorou a Páscoa com a celebração da Via Sacra e antecipou as festividades dos seus 18 anos.
A celebração da Via Sacra, com 15 estações, foi presidida pelo amigo da instituição, Frei André Pereira Arruda, agostiniano. O evento contou com os professores e colaboradores que carregaram quadros e fizeram a audiodescrição dos mesmos em cada estação, entoando cânticos e orações sempre acompanhados por todos os presentes.
Ao final dessa emocionante celebração, a presidente da ADEVIRP, professora Marlene, agradeceu ao Frei André convidando à todos para um delicioso lanche, onde foram servidos bolos de milho e pamonha, preparados pelos nossos dedicados cooperados e voluntários e houve distribuição de chocolates.
Após o lanche, todos os assistidos e convidados se dirigiram a quadra de esportes para prestarem uma homenagem a presidente fundadora pelos 18 anos de ADEVIRP.
O cronograma de atividades teve início com a execução do Hino Nacional e as palavras proferidas pela fundadora, professora Marlene Taveira Cintra. Em seguida, vieram as apresentações do Coral adulto da Adevirp, do Coral infantil cantando músicas tradicionais de Páscoa, jogral e danças coreografadas. Essas apresentações foram focadas na trajetória da instituição e sua história, que se fundem com a história de vida de D. Marlene.
Rodolfo Cadamuro, assistido da ADEVIRP desde seus 5 anos, finalizou recentemente o curso de Relações Internacionais na UNESP de Franca e fez um discurso motivacional aos presentes e assistidos pela instituição, acompanhado de sua mãe Simone.
Eles relataram, emocionados, suas experiências e a mãe citou a importância da instituição na trajetória de sua vida. Ela espelhou-se na vida de D. Marlene para encaminhar a educação de seu filho, relatando que essa experiência, de uma pessoa que não enxerga, foi determinante na caminhada do Rodolfo e ele também reconhece todo respaldo educacional recebido dentro da ADEVIRP, para sua vida.
Rodolfo deu seu testemunho de gratidão, encorajando os alunos a crerem neles mesmos, estudarem e saber que são capazes de ir a luta, pois o sucesso depende do esforço e da capacidade de cada um, aproveitando a oportunidade que a instituição oferece.
Fechando as comemorações, os diretores, os colaboradores, assistidos e convidados da ADEVIRP, prestaram uma bonita homenagem e entregaram presentes de agradecimento para a professora e presidente Marlene Taveira Cintra.
No encerramento, houve um saboroso almoço para todos.
Trechos do discurso da professora Marlene durante as comemorações:
“Este é um momento de profunda gratidão ao longo desses 18 anos”.
“ADEVIRP é uma obra de Deus”.
“Ela já existia no coração de Deus muito antes que por nós fosse fundada”.
“Esta casa é realmente um milagre”.
“Temos muito mais a agradecer do que pedir”.
E segue abaixo as palavras dos cooperados em homenagem à Dona Marlene:
D. Marlene,
Nesta manhã tão especial e abençoada, esperamos que ao ouvir essa singela mensagem, seu coração pulse mais forte, seus olhos brilhem e seus lábios sorriam, da mesma maneira que sorriu nossa alma ao escrevê-la pensando na gratidão que sentimos por sua pessoa e seu trabalho.
Dentro desta mensagem incluímos todos os corações que te apreciam, toda luz e paz que a senhora merece, e a parabenizamos pela fundação da Adevirp, que no próximo dia 27 de março comemorará seus 18 anos.
Todos nós, diretores desta casa, nós colaboradores, assistidos, parceiros, voluntários e amigos, agradecemos por todos esses anos de caminhada e luta, na árdua e desafiadora tarefa de educar.
Sabemos que muitas foram as noites de sonos mal dormidas, as preocupações sentidas e compartilhadas com os parceiros, amigos e professores da Escola Estadual Cid de Oliveira Leite, que juntos incentivaram a fundar esta instituição, hoje reconhecida como referência de atendimento no Estado de São Paulo, trabalho que abriu portas e ofereceu caminhos iluminados para nossos assistidos.
D. Marlene, sabemos de seu empenho e amor pela causa da Educação, pela Instituição e pelos nossos assistidos, amor esse que se revela nos feitos que a Sra. realizou durante todos esses anos, a exemplo da conquista de um terreno para construção da sede própria, a reforma deste prédio, entre tantas outras ações do dia a dia que demonstram seu total envolvimento com este sonho realizado que é a ADEVIRP.
Hoje queremos agradecer a senhora por este amor, dedicação, bondade e coragem para atingir esse objetivo, e provar através de nosso trabalho cotidiano que seu esforço não foi e nunca será em vão.
Oferecemos o nosso porvir e pedimos força para sempre agirmos com eficiência e acerto em nossas decisões e atividades de trabalho. E que o Espírito de Amor nos ajude a viver no estilo de amor e leveza, abençoando nosso serviço educativo. Que consigamos seguir juntos com a senhora, sonhando e tornando sonhos realidade, já que juntos fica mais fácil colorir e contagiar o mundo!
Temos certeza de que na vida, no tempo e na eternidade, Deus te descreverá sorrindo tudo isso que tentamos te expressar, pois amigos como a senhora, mesmo distantes estão sempre com a gente, mesmo sem saber, estão presentes.