Equipe da Fundação Dorina realiza oficinas para educandos e colaboradores.
Em Abril, a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região) recebeu a equipe da Rede de Leitura Inclusiva para uma série de eventos, promovidos em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que contaram com a participação de educandos, colaboradores e alguns pais e responsáveis.
Os participantes puderam aproveitar a Roda de Leitura Inclusiva com os kits da Coleção Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem Barreiras um projeto viabilizado pelo PRONAC 19, o Programa Nacional de Apoio à Cultura. Cada educando recebeu um kit e alguns tiveram a chance de ler trechos das histórias para o grupo.
Sob orientação de Perla Assunção, representante da Fundação Dorina, colaboradores e profissionais da educação, participaram da “Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva”, na qual foram apresentadas diferentes práticas de acessibilidade e inclusão, buscando oferecer novas opções e orientações para os profissionais utilizarem em suas áreas de atuação.
Os intermediadores da leitura tinham muito receio de como fazer essa parte de promoção da leitura. Eu só empresto o livro? Eu faço ações culturais?”, conta Perla Assunção, ao falar sobre o início das atividades da Rede de Leitura Inclusiva. Segundo ela, os trabalhos começaram em 2013 com a formação de um grupo firme e forte de parceiros pela leitura e pela inclusão a nível nacional.
A fundadora e presidente da Adevirp, Marlene Taveira Cintra, participou de ambos os eventos, compartilhando parte de sua história com a Fundação Dorina e reforçando a importância da prática e aprendizado da leitura para pessoas com deficiência visual.
“Eu falo que é muito importante ter na gestão alguém que tem deficiência visual, alguém que vivencia essa experiência de dormir e acordar assim. É o que faz a instituição não perder o seu caminho”, completa Perla.
Rede de Leitura Inclusiva é parte do projeto Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem Barreiras e realiza atividades como essas por todo o país e 30 cidades brasileiras receberão as rodas de Leitura Inclusiva, expandindo o acesso a estes materiais.
Este texto é uma adaptação da matéria produzida pela equipe de comunicação da Fundação Dorina Nowill para Cegos.