Projeto grava livro falado da obra por meio de incentivo fiscal.
A Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região) indica a obra “Contos de Enganar a Morte”, escrita por Ricardo Azevedo e gravada pela equipe do Projeto Vozes que Iluminam Vidas e Pontos que Leem o Mundo, com a leitura de Marcelo Maia.
Confira a resenha:
Segundo palavras do próprio autor, Ricardo Azevedo, “Lamentavelmente, a vida na sociedade tecnológica e de consumo acabou, ao que parece, por expulsar a morte do universo dos vivos”. Ele ainda complementa: “Crianças e jovens precisam aprender a lidar com a vida, da qual a morte é parte inseparável. Pretender camuflá-la ou escondê-la é um desrespeito à inteligência e à capacidade de observação de qualquer ser humano. Além de ser completamente inutil”.
Assim começamos a falar sobre a obra “Contos de Enganar a Morte”. Quando lemos o título do livro, logo somos impactados com o assunto. Porém, vemos que esse tema é bem exposto e tratado por Ricardo, que com todo o cuidado necessário e descontração, mostra para o leitor que falar sobre a morte pode e deve ser natural para todos, até mesmo para as crianças, já que todos um dia vão morrer. Falar sobre a morte, não precisa ser algo amedrontador, nem precisa ser levado pro lado ideológico ou espiritual, mas sim ser discutido e estar presente na formação e construção do significado da vida da pessoa. Ninguém está preparado para a morte, mas nunca devemos esquecer de sua existência e que esse é nosso destino. Por ser destino, porque não valorizar a vida? “Contos de Enganar a Morte” traz histórias e narrativas populares que têm em comum heróis que tentam lutar contra a morte. Além de levantar o assunto, esses contos trazem com muita poesia, graça e magia, uma verdadeira e divertida declaração de amor à vida.
Contos de Enganar a Morte
Autor: Ricardo Azevedo
Ledor: Marcelo Maia
Editora: Ática
O projeto “Vozes que Iluminam Vidas e Pontos que Leem o Mundo” é realizado por meio da renúncia fiscal via Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde.
NA IMAGEM
#pracegover #pratodosverem
O texto da arte diz: “Indicação Literária: Contos de Enganar a Morte. Autor: Ricardo Azevedo. Ledor: Marcelo Maia”, alinhado ao lado esquerdo. O fundo é amarelo e, no canto inferior direito há um livro e um CD com a capa do livro “Contos de Enganar a Morte”, de fundo preto, com ilustrações de um esqueleto e uma floresta. A logo da Adevirp está no canto inferior esquerdo.