Adevirp leva cerca de 15 pessoas com deficiência visual para terem experiência de assistir jogo in loco. Equipe da entidade fez audiodescrição da partida.
A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) marcou presença no jogo realizado no domingo (5) no Estádio Santa Cruz. Com cerca de 15 educandos, a turma pode acompanhar a partida entre o time da casa, Botafogo, e o São Paulo.
Com profissionais da instituição para fazer a audiodescrição, educandos de diversas faixas etárias puderam ter a experiência, que foi oportunizada pelo Botafogo, que cedeu 30 ingressos.
“É muito importante que a pessoa com deficiência visual ocupe espaços na comunidade que não são comuns a ela”, afirma Marlene Taveira Cintra, fundadora e presidente da Adevirp. “Dessa forma, a inclusão e a acessibilidade passam a ser pauta – e quem dá essa oportunidade faz um gol de placa”, completa.
Além da audiodescrição, os educandos que já tinham familiaridade em acompanhar as partidas por meio da transmissão de rádio também fizeram uso dessa ferramenta.
“Ficamos muito muito felizes em poder proporcionar esses momentos!! Obrigada pela confiança”, conta Graziella Abreu, terapeuta ocupacional da Adevirp.