Representante esteve em Ribeirão Preto para formalização de acordo com instituições.
Na primeira semana de agosto (01 e 02), a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) recebeu a visita do coordenador do programa de educação paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias Costa. Ele esteve na cidade para compromissos com instituições governamentais e aproveitou para estreitar os laços com a instituição.
“Já sabemos que a Adevirp é uma instituição diferenciada e que traz uma ação transformadora na vida de pessoas com deficiência”, conta David Farias Costa que, segundo ele, a estrutura física e de atendimento que a instituição oferece é de impressionar.
A vinda de Costa se deu pela formalização de um acordo de cooperação técnica entre o Comitê, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Secretaria de Educação do município. O foco da ação é a capacitação de professores – que atendam Pessoas Com Deficiência (PCD) ou não – no que diz respeito à iniciação esportiva inclusiva. “É um grande passo que o Comitê, junto com essas instituições e com a Adevirp, dá rumo à formação desses profissionais”, fala Costa.
De acordo com a fundadora e presidente da Adevirp, Marlene Taveira Cintra, é motivo de orgulho para a Adevirp estar inserida em acordos e diálogos como esse. “Nosso trabalho, aqui, é para que a inclusão ultrapasse os nossos muros. Trabalhar para que crianças e jovens tenham acesso a todas as oportunidades que o esporte paralímpico oferece é parte da nossa missão.”