O Campeonato conta com 5 equipes da região. A ação também marca o primeiro ano do projeto “Deixa a Bola me Guiar”.
A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp) promove, no dia 23 de setembro, o 1º Torneio de Goalball da entidade. Gratuito e aberto ao público, o evento contará com a participação das equipes de Ribeirão, Franca, Uberaba, São José do Rio Preto e Bauru.
Com destaques na modalidade, a Adevirp promove o evento em comemoração a dois momentos importantes para a instituição. O primeiro é o Dia do Atleta Paralímpico e o segundo é o primeiro ano do projeto “Deixa a Bola me Guiar”, que promove o Goalball na entidade, com a manutenção das atividades das equipes feminina e masculina.
“O Goalball representa uma oportunidade única de promover a inclusão, a igualdade e a superação de desafios. A importância de um evento esportivo de Goalball transcende as quadras e toca o coração de todos os envolvidos”, fala Filipe Ramos, coordenador do projeto que organiza o torneio.
Serão mais de 40 pessoas no sábado na quadra da Adevirp, que conta com uma estrutura privilegiada e reconhecida pelas outras equipes. “Aqui, a gente trabalha sempre para ser referência no que fazemos. Esse torneio não será diferente. Quem estiver aqui vai ver o quanto o esporte – e o atleta – paralímpico é emocionante”, conta Marlene Taveira Cintra, fundadora e presidente da instituição.
Os movimentos esportivos feitos com o Goalball são via projeto “Deixa a Bola me Guiar”, que foi aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), sendo a Adevirp a proponente. O patrocínio é feito por meio da renúncia fiscal de Imposto de Renda (IR) de empresas relevantes para o cenário paralímpico brasileiro, sendo elas a EMS, a Dr. Oetker, a WEG, a PROSEGUR e a Santa Helena.