Entidade é responsável pela adaptação dos materiais utilizados pelos educandos para a conclusão dos estudos.
A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP) celebra uma parceria de mais de década com o Ceeja Profª Cecília Dultra Caram. Via atividades conjuntas, as instituições ofertam a conclusão dos estudos dos educandos atendidos pela Adevirp.
Para Eliana e Reginaldo (foto), o espaço e os profissionais do Ceeja são fundamentais para que eles possam conquistar o tão sonhado diploma. “Eles dão muita atenção para a gente e não reclamam de repetir quando a gente não entende alguma matéria”, afirma a educanda.
Outro destaque dentro da parceria é o acesso a conteúdos que são focados na questão visual, como as artes plásticas. “A nossa educanda Rúbia, por exemplo, fez um trabalho lindíssimo na argila durante a aula de artes no Ceeja. Ela relatou que fazia com a argila o que ela não podia mais fazer com o lápis”, conta Márcia, professora da Adevirp, que acompanha a evolução dos mais de 25 educandos que já concluíram os seus estudos por meio da parceria.
Atualmente, o Ceeja Profª Cecília Dultra Caram conta com mais de 1500 jovens e adultos e há 39 unidades no Estado de São Paulo. Para a diretora Maria Lúcia Gabriel, ofertar a conclusão dos estudos para um público diverso faz parte de um dos propósitos da unidade. “As boas práticas consideram a diversidade de alunos, seja de faixa etária ou de condições diversas. A nossa acolhida é desde o portão e isso é fundamental para incentivar o público a conseguir essa conquista.”