De abrangência nacional, evento realizou uma mesa redonda com participação da fundadora e presidente da Adevirp.
No dia 29 de novembro, a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) participou do IV Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual, promovido pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) em São Paulo – SP. Com representantes de todo país, o encontro criou um espaço importante de discussão sobre o que se tem feito pela comunidade.
Com o tema “Avanços tecnológicos na prevenção da cegueira, na reabilitação visual e na inclusão de pessoas com deficiência visual”, o evento reuniu grandes nomes do universo das Pessoas com Deficiência Visual e, um deles, foi o da fundadora e presidente da Adevirp, Marlene Taveira Cintra, que é uma mulher com deficiência visual e que trabalha com esse público há mais de 30 anos levando educação.
“Por ser um evento nacional, nós tivemos várias autoridades de diversos estados que ouviram oftalmologistas renomados que trouxeram a importância do atendimento de crianças com baixa visão.”, relata Marlene Taveira Cintra, fundadora e presidente da Adevirp, que foi uma das autoridades na mesa de debates sobre inclusão da Pessoa com Deficiência Visual e acesso aos avanços tecnológicos.
De acordo com da fundadora, é de extrema importância que a pessoa com deficiência visual, independente do seu nível, seja encaminhada o mais rapidamente para as instituições de reabilitação, como a Adevirp. Assim, com essa inserção, há menos perdas para o desenvolvimento da pessoa.
“Em sua fala no Fórum, Marlene destacou a importância da atenção das autoridades públicas para com as instituições que promovem a habilitação e a reabilitação de Pessoas com Deficiência Visual”, ressalta Beto Pereira, presidente da ONCB. Ele também conta que, em setembro de 2025, o Brasil receberá o Encontro Mundial de Deficiência Visual, que será realizado na cidade de São Paulo-SP.
Ainda falando de Brasil, é importante ressaltar que o país é grande referência mundial no que tange aos avanços de tecnologia, de esporte e de acessibilidade de Pessoas com Deficiência Visual e, segundo Marlene, isso se prova com o Fórum realizado neste ano, que contou com diversas pessoas engajadas e ativas na construção de novas oportunidades para pessoas como os educandos da Adevirp.
O evento foi promovido pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência de São Paulo, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pela Sociedade Brasileira de visão Subnormal, pelo Serviço de Reabilitação Visual Lucy Montoro Humaitá e pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). A Adevirp apoiou o evento.