Em Brasília, assistentes sociais marcaram presença e voltam com conteúdo relevante para a instituição.
Em dezembro, a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) participou do “Summit 2024 – Preparando o Futuro” do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), que foi realizado em Brasília – DF e contou com a presença de diversas autoridades do meio.
A fundadora e presidente da Adevirp, Marlene Taveira Cintra, foi representada pela coordenadora de projetos sociais, Alcineia Ferreira, e pela assistente social Nathalia Borges. “O evento foi incrível, repleto de ensinamentos e aprendizados que serão levados para o resto da vida, com destaque para os talks Show, momentos de apresentação das história de vida dos atletas já consagrados nos esportes paralímpicos e que trouxeram medalhas para o Brasil, com destaque para Veronica Hipólito e Anderson Lopes, ambos do atletismo”, relata Alcineia.
O encontro, que teve 5 dias de duração, contou com a participação de líderes, atletas, especialistas e convidados com o objetivo de unir forças para a construção de um futuro inclusivo no que tange ao esporte paralímpico no Brasil. A Adevirp teve a oportunidade de participar por ser uma entidade filiada ao CBCP e pelos suas recentes conquistas no âmbito esportivo, uma vez que forma seus educandos para o Goalball e para o Atletismo.
“Convivendo com pessoas do Brasil todos de várias modalidade do esporte paralímpico, percebemos que a deficiência está nas pessoas que não acreditam na capacidade das pessoas que possuem sim uma deficiência, mas que já superaram e venceram frente a nós, pessoas sem deficiência impregnadas por discriminação e capacitismo”, completa a coordenadora de projetos sociais da Adevirp.