Três projetos promovidos pela instituição transitam entre atividades esportivas e culturais visando a melhora da qualidade de vida dos educandos.
No dia 23 de março, a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) realizou o lançamento oficial das atividades dos projetos “Arte Sonora”, “Rodas que Transformam” e “Deixa a Bola me Guiar”. Promovidos via Pronas/PCD, do Ministério da Saúde, as ações beneficiam pessoas com deficiência visual atendidas pela instituição.
O “Arte Sonora” é um projeto que visa o oferecimento de aulas de música (percussão, piano, violino, flauta e violão) para 50 pessoas. Com duração de dois anos, as atividades contam com acessibilidade e inclusão por meio da arte.
Já no esporte, são dois projetos. Inicialmente, o “Rodas que Transformam” oferece aulas de patinação para 20 pessoas em parceria com o Centro de Patinação Millenium. Focado em crianças e adolescentes, a ação desenvolve coordenação motora, equilíbrio e qualidade de vida.
Já o segundo projeto, trabalha com uma modalidade muito praticada e valorizada na Adevirp: o Goalball. Com o “Deixa a Bola me Guiar”, a instituição ganha um time feminino do esporte e tem a manutenção das atividades masculinas, que já vem se destacando há alguns anos com convocações para a seleção brasileira. São 24 beneficiados com essa iniciativa.
De acordo com a fundadora e presidente da Adevirp, Marlene Taveira Cintra, as ações abrilhantam ainda mais o ano jubilar da instituição. “Fizemos este evento para mostrar o quanto a instituição trabalha e é ativa em diversas frentes visando sempre o protagonismo das pessoas com deficiência visual”, afirma. “Deixo aqui meus agradecimentos a todos os envolvidos e em especial aos apoiadores e patrocinadores desses projetos”, completa.
Os projetos são realizados via renúncia fiscal do Imposto de Renda das empresas EMS, Dr. Oetker, Weg, Prosegur, Santa Helena e Instituito CPFL.