Projeto oferece aulas de 5 instrumentos para Pessoas com Deficiência Visual.
O projeto “Arte Sonora Através dos Pontos”, realizado pela Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp), surgiu em 2023 através da necessidade de ampliar a prática musical e a quantidade de atendimentos aos educandos na instituição. Essa ação beneficia as Pessoas com Deficiência Visual da entidade.
Os recursos aportados pelo Instituto CPFL através do Programa Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), junto ao Ministério da Saúde, do Governo Federal, possibilitaram a execução deste projeto que contempla 50 atendimentos semanais na sede da Adevirp para crianças, jovens, adultos e pessoas na melhor idade com deficiência visual nas práticas de instrumentos musicais.
“São cinco modalidades de instrumentos, sendo: Flauta transversal, Percussão, Piano, Violão e Violino, contemplando um corpo de professores de cada modalidade capacitados pelo projeto no período de dois anos. O ‘Arte Sonora’ tem mudado a vida dos educandos, com acesso à cultura, bem-estar emocional, melhora da memória, ajudando na concentração – e muito mais!”, afirma Alexandre Mazzer, coordenador do “Projeto Arte Sonora Através dos Pontos”.
A Adevirp é uma entidade dedicada a promover o desenvolvimento e a inclusão social por meio de projetos e programas inovadores – e conta com uma Oficina de Música desde a sua fundação em meados de 1998. O “Arte Sonora Através dos Pontos” busca impactar positivamente a comunidade, com a arte sonora.