A entidade, em parceria com o museu, promoveu um passeio com cultura e acessibilidade.
No dia 27 de junho, a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) levou os educandos para uma visita ao Museu Casa de Portinari, que fica em Brodowski-SP. Essa ação foi realizada em comemoração ao Dia Mundial das Pessoas Surdocegas e também os 100 anos da obra Baile na Roça.
A entidade, que há alguns anos auxilia na acessibilidade do local através do Projeto Vozes e Pontos, realizou a adaptação dos livros de poesia do Portinari e, no museu, há audiodescrição das obras que são relacionadas aos poemas.
“Que experiência rica que tivemos dentro do Museu! Alguns educandos estavam indo ao museu pela primeira vez. As peças de acessibilidade, como um mini cavalete, pincéis e as maquetes com a estrutura da casa, fazem com que essa visita seja única. Queremos agradecer a toda equipe que fez com que esse acesso cultural fosse possível – e também por todo o acolhimento com nossos educandos”, declara a fundadora e presidente Marlene Taveira Cintra.
De acordo com Claudinei, educando da Adevirp, estar no Museu novamente foi emocionante. “Me emocionei por estar aqui e me conectar com o ‘mundo das antigas’, moer café é uma experiência muito nostálgica. Além disso, foi muito interessante conhecer como funciona a técnica do afresco”, comenta Claudinei.