As Atividades de Vida Diária (AVD) passaram os muros da Adevirp por meio de recursos de Terapia Ocupacional e Orientação e Mobilidade.
Os educandos da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) participaram, em dezembro, de uma vivência no Supermercado Tonin. Lá, eles tiveram a oportunidade de colocar em prática atividades que foram desenvolvidas dentro da instituição que prezam pela autonomia.
Com pessoas de diversas faixas etárias, a turma da Adevirp chegou no estabelecimento com listas de compras e desafios – todos supervisionados pelos profissionais da instituição.
“Foi uma atividade prática de Terapia Ocupacional (T.O.) e Orientação e Mobilidade (O.M.) com o objetivo deles colocarem em prática o que é passado dentro dos atendimentos da Atividade de Vida Diária (AVD)”, conta Graziella Abreu, terapeuta ocupacional da Adevirp.
Por meio do estímulo dos sentidos remanescentes, os educandos puderam identificar os espaços. O olfato, por exemplo, é um aliado para identificar itens no hortifrúti e quais são os corredores e suas mercadorias.
Graziella também salienta a importância do uso da tecnologia como aliada nesses espaços, em que o Braille pode não estar presente em todas as embalagens. “Ter contato com a tecnologia assistiva e o uso de aplicativos de celulares contribuem para a autonomia e independência da pessoa com deficiência visual”.