Educando, que a cada dia mais se consolida como uma das grandes revelações da instituição, passa a integrar um dos maiores campeões nacionais de Goalball.

05.06.23 – Brasil x Porto Rico – Goalball – Jogos Parapanamericanos de Jovens Bogotá 2023. Palacio de los Deportes, Bogotá, Colômbia. Foto: Marcello Zambrana/CPB
A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) está em clima de festa e de despedida: Marco Antônio de Almeida, educando que chegou na instituição com 03 anos, conquistou uma oportunidade tão valiosa quanto as medalhas que ele se orgulha em carregar: a partir de agora, ele é o mais novo atleta do time de Goalball do SESI, campeão brasileiro nos últimos anos e ponto de encontro de grandes talentos da modalidade.
A oportunidade é fruto de muito trabalho principalmente do atleta, que iniciou no Goalball ainda pequeno e, conforme sua entrega, foi sendo a cada dia mais exigido e correspondendo a todos os desafios que lhe foram propostos. “Eu não sabia quais proporções o esporte paralímpico iria tomar mais para frente, mas eu ia para a quadra jogar, corria e não tinha medo de nada: fazia o que devia fazer e ‘vão bora.”, lembra Marco Antônio.
Ele, que foi encaminhado para a Adevirp via Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP), foi diagnosticado com menos de 03 anos com glaucoma. Na época, em Orlândia, sua cidade natal, ele e a família já passavam pelo processo de perda da visão, porém ainda sem nenhum diagnóstico fechado.
“Nós pegamos o Marco Antônio e o irmão dele no colo desde quando chegaram aqui na nossa instituição. Ele é um exemplo do que um trabalho sério, com uma equipe multidisciplinar, é capaz de fazer pelas pessoas com deficiência visual”, afirma Marlene Taveira Cintra, fundadora e presidente da Adevirp. Ela ressalta que, durante todos esses anos que o educando esteve na Adevirp, ele contou com atividades de alfabetização braille, preparação para o vestibular, tecnologia assistiva, terapia ocupacional, orientação e mobilidade – que são fundamentais para essa nova fase, em que ele vai morar sozinho em outra cidade.
Dentro do time do SESI, Marco Antônio não é o único que conheceu o Goalball pelas mãos da Adevirp. Lá, Marcos Vinícius e Cristian, que também compõem o quadro de atletas, também passaram por aqui. Parceiros de longa data dentro de quadra, eles voltam a se encontrar e a vestirem a mesma camisa.
“Eu sou uma pessoa que se me deixarem entrar no jogo, eu não vou sair. Sou uma pessoa que trabalha muito com o coletivo e quando me deixam crescer, eu engulo os adversários. É só me dar confiança que eu consigo explorar o máximo do meu potencial”, afirma Marco Antônio.
Agora, em outra cidade, o educando promete não deixar de ser aluno – afinal, segundo ele, a vida é um grande exercício de aprendizagem. Para Marco Antônio, que deixa dezenas de amigos aqui, o recado é bem claro: “Minha principal mensagem para os educandos é que você possa ir atrás do seu sonho. A instituição te ajuda, mas se você não fizer a sua parte, ninguém vai fazer por você. Não fique na zona de conforto. A vida é muito bonita quando você quer vivê-la”.