Na Biblioteca Sinhá Junqueira, educandos participam de contação de histórias.
O projeto “Vozes que Iluminam Vidas e Pontos que Leem o Mundo” realizou, no dia 27 abril, uma ação de contação de história inclusiva na Biblioteca Sinhá Junqueira em comemoração ao Dia Mundial do Livro. O evento foi gratuito e aberto ao público.
Com o objetivo de evidenciar a necessidade de eventos inclusivos para as pessoas com deficiência visual, a ação foi realizada em duas sessões e destinada aos educandos da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região), que é proponente do projeto.
“O foco da ação também é promover o acesso à cultura, ao lazer e a inclusão social dessas pessoas, para que se sintam pertencentes, cada vez mais, a espaços públicos, sejam eles educacionais ou culturais e também de lazer”, afirma Alcineia Ferreira, coordenadora do “Vozes que Iluminam Vidas e Pontos que Leem o Mundo”.
O projeto
Com duração de 24 meses, o “Vozes que Iluminam Vidas e Pontos que Leem o Mundo” é um projeto realizado via Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) pela Adevirp.
Com foco na produção de 96 livros falados didáticos e paradidáticos, as obras gravadas pelo “Vozes e Pontos” ficarão disponíveis no acervo da biblioteca da Adevirp e estarão disponíveis para a Rede Regular de Ensino com deficientes visuais matriculados.